Os equipamentos necessários para que um datacenter ou sala de servidor funcione de forma correta são, na sua grande maioria, delicados e precisam da devida proteção para evitar qualquer tipo de dano.
Muitos dos equipamentos, principalmente os servidores, são instalados em racks que garantem o bom posicionamento das peças. Portanto, sempre que é pensado em um projeto de rede, é necessário incorporar os racks.
Ao contrário da grande maioria dos desktops, que possuem uma arquitetura em forma de gabinetes que são montados em forma de torre, os servidores são encontrados em gabinetes que variam de 1U a 6U. Estes gabinetes são instalados em racks.
A estrutura dos racks permite a instalação de vários servidores, switchs, roteadores e outros equipamentos ativos de rede em uma área relativamente pequena. Isso facilita não só a administração e manutenção dos equipamentos, mas também possibilidade uma melhor disposição de espaço, facilitando a montagem de datacenters até mesmo em um ambiente pequeno.
Os racks também permitem uma melhor organização dos cabos. Ou seja, os racks são uma peça fundamental para um datacenter, não importa o tamanho do ambiente.
Existem diferentes tipos de rack, cada um feito para a necessidade espacial ou estrutural de uma empresa. Com o tipo certo de equipamento é possível garantir um melhor funcionamento do servidor, além de ganhar espaço. Confira os principais tipos de racks e indicações para o seu uso.
Tipos de Rack
Existem diferentes tipos de racks no mercado. Sendo três deles os mais conhecidos e utilizados em datacenters e salas de servidores. Cada tipo deve atender a necessidade do ambiente e dos equipamentos.
O rack aberto e o rack fechado permitem que os servidores e equipamentos sejam instalados com uma boa organização de cabeamento e fácil manutenção e trocas de peças.
Racks abertos
Os racks abertos são feitos em formato de torre, um formato retangular onde a altura é maior do que a largura. OS racks abertos são ideias em projetos onde a praticidade e fácil identificação dos servidores é uma prioridade.
Como o nome já informe, estes racks são abertos, apenas com a estrutura de apoio e os encaixes para os aparelhos. Eles são muito uteis e facilitando o cabeamento, seja em salas de servidores pequenas ou grandes.
Racks fechados
O rack fechado possui as mesmas características do rack aberto em relação a praticidade. Porém, ele é melhor usado quando há a necessidade de privacidade e segurança das peças. A grande maioria dos racks fechados possuem sistema de ventilação interna, o que ajuda a proteger ainda mais os equipamentos.
Ambos os racks, aberto e fechado, são chamados de rack de piso.
Racks de parede
Apesar de menos usados, também existem os racks de parede. Eles são parecidos com racks fechados, porém em tamanho compacto e quase que “unitário”. Ele é amplamente usado para equipamentos pequenos e para ganhar espaço vertical na organização.
Cada tipo de rack é ideal para um tipo de projeto e organização, é necessário analisar as necessidades dos equipamentos e a estrutura do ambiente onde haverá a instalação dos racks.