Conheça os principais modelos de Transceivers Ópticos
Hoje vivemos em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico. Existem várias tecnologias responsáveis por promover esta conectividade das quais se destaca a FTTX . Dentro de toda esta solução óptica existem acessórios indispensáveis que permitem esta comunicação , como é o caso dos Tranceptores que conheceremos neste post.
O SFP
Este módulo transceptor de conexão automática é usado em aplicações de telecomunicações e comunicação de dados via links ópticos. O SFP pode ser considerado como a versão de atualização do antigo módulo GBIC. Me permita abrir um parênteses para lhe explicar a diferença entre eles: Não existe nenhuma vantagem ou diferença técnica interna entre o GBIC e o SFP, ambos tem opções de diversos tipos de fibras e distâncias. A diferença é realmente externa: o GBIC ocupa mais espaço e permite conectores de fibra mais largos e como o espaço nos switches é sempre apertado, os fabricantes estão se focando cada vez mais em oferecer switches com transceivers SFP.
O SFP faz interface com uma placa-mãe do dispositivo de rede (um roteador, switch, conversor de mídia ou dispositivos semelhantes) para um cabo de fibra óptica ou de cobre. Enquanto isso, o SFP é um formato popular da indústria, suportado por muitos fornecedores de componentes de rede. Os módulos SFP são projetados para suportar SONET, Gigabit Ethernet, Fibre Channel e outros padrões de comunicação.
O SFP +
SFP + é uma versão aprimorada do SFP que suporta taxas de dados de até 10 Gbit / s. O SFP + suporta Fibre Channel de 8 Gbit / s, Ethernet de 10 gigabits e OTN padrão OTU2.
Suporta também aplicações padrão iniciais focadas em 8G Fibre Channel, 10G Ethernet e 10G Fibre Channel, onde a interface elétrica para a placa host é uma interface serial padronizada chamada SFI, além da expanção para incluir o SONET OC-192, o SDH STM-64, o OTN G.709, o CPRI wireless, o 16G Fibre Channel e a emergente aplicação 32G Fibre Channel.
O XFP
Também, assim como o SFP + é um modelo de transceptor de fibra ótica serial de 10 Gb / s. É independente de protocolo e totalmente compatível com os seguintes padrões: 10G Ethernet, 10G Fibre Channel, SONET OC-192, SDH STM-64 e OTN G.709, suportando taxa de bits de 9,95G a 11,3G.
Os transceptores XFP são usados em enlaces óticos de comunicação de dados e telecomunicações, exigem um espaço menor do ativo de rede e menor consumo de energia do que outros transceptores de 10 Gb / s como o SFP+. A interface elétrica para a placa host é uma interface serial padrão de 10 Gb / s chamada XFI.
QSFP / QSFP +
Este é um transceptor compacto e de conexão automática usado para aplicações ópticas de comunicação de dados. O seu desenvolvimento e engenharia são especificados por um contrato de várias fontes (MSA) sob a recomendação do Small Form Factor Committee .
É um formato de indústria desenvolvido em conjunto e suportado por muitos fornecedores de componentes de rede, permitindo taxas de dados de 4×1 Gb / s para QSFP e 4×10 Gbit / s para QSFP + e para a taxa mais alta de 4×28 Gbit/ s conhecida como QSFP28 usado para links de 100 Gbit / s que veremos mais a frente.
QSFP28
O módulo transceptor QSFP28 é um produto de alta densidade e alta velocidade projetado para aplicações de 100Gbps. Ele tem o mesmo fator de forma que os transceptores QSFP +. A ótica QSFP28 oferece quatro canais de sinais diferenciais de alta velocidade com taxas de dados de 25 Gbps até 40 Gbps e, finalmente, atende aos requisitos Ethernet de 100 Gbps (4 × 25 Gbps) e 100 Gbps 4X InfiniBand Enhanced Data Rate (EDR).
O transceptor QSFP28 está tipicamente disponível em vários padrões – 100GBASE-SR4, 100GBASE-LR4, 100GbASE-PSM4 e 100GBASE-CWDM4. O QSFP28-100G-SR4 opera sobre fibra multimodo a uma distância de 100 m. Enquanto 100GBASE-LR4 QSFP28 suporta uma distância muito maior de 10 km.
Cada um destes Tranceptores variam em qual modelo de fibra óptica usar, devendo o técnico observar se é uma fibra monomodo e/ou multimodo. Nós da Condufibra estamos prontos para te ajudar na especificação destes transceptores bem como sanar suas dúvidas! Conte conosco