Quando pensamos em aplicação de cabeamento óptico, não podemos deixar de lado as condições desta instalação, principalmente a respeito do ambiente. Sabia que existem tecnologias que evitam a penetração de água no cabo óptico? Neste artigo aprenderemos sobre estas tecnologias e como podem fazer toda a diferença em sua instalação ótica.
Cabos ópticos e a água
Sabemos que não há impedimento algum na utilização de cabos ópticos expostos ao contato com a água, quando olhamos para um cenário de provedor, por exemplo, não há como fugir dessa realidade. Porém, existem condições onde o nível deste contato fará com que penetre água no núcleo do cabo óptico o que pode gerar sérios problemas na conectividade.
Ocorre que a água provoca um efeito degradante no material constituinte da fibra além de ser responsável pela diminuição da resistência mecânica dela, o que pode levar a atenuações ópticas e até a sua ruptura. Para isso devemos contar com meios de proteção para este cenário.
Cabo Óptico com núcleo geleado
Oferece uma barreira física de proteção contra a penetração de água tendo e toda sua construção a utilização de gel que irá preencher todos os espaços onde poderia haver a infiltração. Uma aplicação com elementos absorventes que ao entrarem em contato com a água, se expandem, passando a um estado gelatinoso.
Cabo Óptico com núcleo seco
Neste cabo existe o gel somente dentro do tubo loose (tubos que acondicionam as fibras) pois dentro do núcleo óptico do cabo (diferente do cabo geleado) utiliza-se fitas revestidas de pó absorvente.
Cabo óptico totalmente seco
Neste modelo de cabo toda a utilização de gel em qualquer parte do cabo óptico é retirada e utiliza-se as fitas absorventes constituindo assim uma evolução sustentável do cabeamento uma vez que dispensa o uso do gel que é derivado do petróleo.
Este tipo de cabo óptico traz diversas vantagens em sua utilização, confira algumas delas conforme recomendação da líder mundial em produção de cabeamento, Furukawa:
- Cumprimento à Normas: Atendem plenamente aos requisitos de performance das normas ABNT, requisitos de certificação ANATEL, e internacionais como TELCORDIA GR-20 e ICEA;
- Redução dimensional: A total eliminação da geleia reduz em até 40% o peso linear do cabo e em 20% o diâmetro externo;
- Agilidade de Transporte: Bobinas com menor massa e dimensão reduzem custos e facilitam o transporte e manuseio do cabo durante instalação;
- Ambientalmente correto: Elimina a necessidade do uso de solventes orgânicos (desengraxantes) e panos de limpeza para remoção da geleia;
- Instalações mais rápidas: Reduz drasticamente o tempo de preparação das pontas do cabo para realização das emendas ópticas.
- Custo: Nova tecnologia disponível com preços similiares em relação à tecnologia convencional de cabos ópticos geleados;
- Facilita a instalação: Otimização dos acessórios de ancoragem eliminando o uso de sapatilha, suporte BAP, porca olhal, etc. Simplificação na instalação e redução nos impactos mecânicos na infraestrutura.
Aqui na Condufibra temos à sua disposição a solução óptica ideal para seu projeto. Curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e continue acompanhando nosso BLOG!