A utilização do nobreak é uma preocupação constante para pessoas e empresas. Entenda a importância deste aparelho e quais os riscos de não usar um.
O nobreak é um dispositivo muito conhecido. De forma bem simples e resumida, o nobreak é basicamente um estabilizador com uma bateria interna. A sua principal função é evitar que aparelhos sejam desligados bruscamente durante eventuais quedas de energia. A importância do uso do nobreak está na segurança que ele pode trazer para o bom funcionamento de vários sistemas.
O nobreak não é só essencial no ramo da informática, mas também em hospitais, empresas e qualquer outro ambiente que possua máquinas sensíveis. precisam de um bom sistema e nobreaks para evitar problemas.
A importância de usar nobreaks e o risco de não usar um nobreak
De uma maneira mais direta e perceptível para o usuário, o maior risco de não usar um nobreak é a eventual perda de dados e documentos em um sistema.
Por exemplo: A pessoa está trabalhando em uma planilha e um arquivo de texto, ambos não foram salvos desde a sua criação, e então a energia cai.
O resultado é com certeza catastrófico para quem estava trabalhando no projeto. O nobreak, mesmo que dure apenas alguns minutos, garante tempo o suficiente para todos os projetos serem salvos.
Além de possíveis projetos perdidos, desligar o computador de forma incorreta pode causar danos no sistema operacional e em casos mais extremos até danificar o disco rígido.
Desligar o computador bruscamente pode corromper os arquivos do Windows, evitando que ele funcione de forma normal. Alguns acreditam que estes desligamentos podem arranhar a superfície do HD, deixando ele inutilizável após um tempo. Nos dois casos o prejuízo e a dor de cabeça são certos.
Quando estamos falando de servidores e datacenters a importância de usar o nobreak é ainda maior. Se um servidor desligar, mesmo que por um único segundo, já é o suficiente para o sistema parar por um tempo consideravelmente grande, principalmente em empresas e grandes organizações.
Os datacenters também sofrem com este tipo de problema, podendo ser ainda mais prejudicial com eventuais perdas de dados importantes. Ou seja, é inegável a importância de ter um nobreak, mesmo em ambiente doméstico.
Qual o melhor tipo de nobreak para cada situação
Atualmente existem três tipos de nobreak:
– Offline;
– Linha Interativa;
– Online de dupla conversão.
Cada tipo de nobreak deve ser usado para um tipo de situação. Os nobreaks offline são os mais simples e mais baratos. Ele simplesmente repassa a energia da tomada para o aparelho e mantém suas baterias “prontas para uso”. Assim que a energia acaba ele ativa as baterias.
Este é um modelo antigo de nobreaks e não são considerados totalmente seguros pois não possuem métodos de estabilização de energia.
Já os nobreaks de linha interativa se adaptam às instabilidades da rede elétrica, portanto servem como estabilizadores e garantem um ótimo funcionamento dos aparelhos ligados a ele.
Estes dois modelos são considerados aparelhos domésticos e devem ser usados em sistemas mais simples. Computadores podem ser ligados a ele sem problemas, mas nunca mais de uma máquina por nobreak.
Já os modelos offline e de dupla conversão são grandes, sofisticados e apresentam todas as tecnologias necessárias para o bom funcionamento de máquinas grandes e sensíveis, especialmente servidores e datacenters.
Para servidores este é o único tipo que vai garantir um funcionamento ininterrupto até o momento que a energia voltar. Estes nobreaks possuem correção de sinal, ondas puras e chaveamento imediato.
Agora que você sabe a importância de um nobreak, saiba também que a Condufibra oferece as melhores soluções para a sua empresa, seja em cabeamento ou em rede elétrica, incluindo nobreaks de alta qualidade e que dão conta do trabalho.
Entre em contato e conheça os nossos produtos.