As principais causas de downtime em data centers

Porque utilizar melhores práticas na confecção de um cabeamento estruturado
1 de novembro de 2017
Qual a temperatura ideal para manter um data center
13 de novembro de 2017

As principais causas de downtime em data centers

Conheça quais são as principais causas de downtime em data centers e saiba como resolver as mais críticas.

Os data centers são instalações importantíssimas para o bom funcionamento de muitas empresas, direta ou indiretamente. Portanto, ter um problema de desligamento inesperado é prejudicial e pode comprometer o dia a dia de muita a gente. O downtime em data centers representa um grave problema.

Períodos de downtime são uma forma de medir a qualidade de uma empresa provedora. Muitos clientes escolhem qual provedora escolher pela quantidade de downtime ela tem durante um certo período.

O mais interessante é que as principais causas de queda em data centers acontecem por falhas humanas. Ou seja, é possível controlar e evitar a maioria das quedas.

As principais causas de downtime em data centers, em ordem de incidência são:

 – Erros humanos;

– Falha em baterias;

– Falhas no sistema de refrigeração;

– Problemas causados pelo clima e pela natureza;

– Falhas no gerador de energia;

 – Equipamentos de TI com defeito;

 – Outras causas.

Como resolver as principais causas

Saber quais são as principais causas de downtime é importante. Mas é muito mais importante saber como corrigir estes erros. O que está em jogo com estas quedas não é apenas gastos desnecessários, mas sim a reputação da empresa.

A primeira coisa que todas as provedoras devem tentar fazer é combater a principal causa de downtime em datacenters: O fator humano. A maneira mais efetiva de combater este problema é a documentação dos processos operacionais em toda a empresa.

Muitas vezes, o erro humano acontece por falta de conhecimento, ou então por costume e relaxo de algumas pessoas. A documentação traria uma proposta de manual de instruções e políticas de trabalho.

Esta documentação pode incluir as operações básicas, operações de manutenção e planos de contingência, assim como uma lista de métodos e instruções básicas para a administração do datacenter. Cada documento deve contar com instruções específicas de como cada membro da equipe deveria agir durante as atividades realizadas.

Ao neutralizar a falta de conhecimento sobre requisitos mínimos de operação, também é neutralizado muitos problemas com quedas de datacenters e também mitiga o risco de ataques por hackers (ataques que na maioria das vezes são causados por erros humanos).

Claro que apenas criar uma série de procedimentos não resolve se a equipe não tiver disciplina. Portanto, é importante que a provedora contrate funcionários que entendam a importância de um data center e que estejam dispostos a ajudar a empresa.

As outras causas de downtime em data centers podem ser resolvidas com a utilização de materiais de qualidade e manutenção adequada.

Para resolver problemas causados por defeitos em UPS, nobreaks e baterias, basta utilizar equipamentos de boa procedência, fornecidos por empresas comprometidas com seus clientes. A manutenção preventiva destes equipamentos também é fundamental para garantir que as quedas sejam ainda mais raras.

A redução destes problemas causa a redução proporcional dos tempos de downtime e consequentemente diminui gastos e prejuízos para a provedora, além de aumentar a confiança dos clientes na empresa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *