A força e as dificuldades dos provedores regionais de internet

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A força e as dificuldades dos provedores regionais de internet

As empresas provedoras de acesso à internet, também chamadas de ISPs, estão assumindo cada vez mais relevância no mercado da Internet Brasileira. Estes provedores regionais estão se destacando cada vez mais, sabendo aproveitar as falhas das grandes empresas de comunicação.

Este é um setor que cresce cerca de 30% ao ano e já têm uma fatia de 15% no mercado nacional de internet. O principal ingrediente para este sucesso é a aposta destes empresários em pontos que “não são interessantes para as grandes empresas”.

Cidades pequenas e do interior de estados, assim como áreas rurais, são geralmente ignoradas pelas poderosas da telecomunicação por não serem áreas com grande oportunidade de ganhos. É neste ponto que as pequenas ISPs atuam com força total, trazendo serviços de internet para qualquer pessoa.

Geralmente, estas empresas estão fortemente presentes em áreas rurais, áreas de baixa renda, condomínios fechados e pequenas cidades. E para os moradores destes locais, as pequenas provedoras oferecem um serviço essencial e fundamental para a qualidade de vida de cada um.

A abrangência do serviço não é o único ponto importante para o crescimento destas empresas. Outro fator que garante que elas sejam a preferência de muita gente é a qualidade do serviço.

As grandes empresas provedoras de internet são as campeãs de reclamação dos clientes. Seja por causa do sinal ruim, da pouca velocidade ou péssimo atendimento ao cliente. As pequenas empresas sabem desta grande falha operacional e trabalham na contramão das grandes empresas.

Ao trazer um serviço de alta qualidade, mais opções de velocidade de internet e um atendimento mais pessoal devido à proximidade com o cliente, estas pequenas empresas estão se tornando a opção principal de muita gente.

Outro ponto forte das ISPs é o preço competitivo, até mesmo para tecnologias mais avançadas como a fibra ótica.
Uma curiosidade interessante é que apesar de ter uma parcela bem menor no mercado de internet, os pequenos provedores são responsáveis por 50% do consumo de cabos de fibra ótica no Brasil.

Este número mostra o interesse em investimento destes provedores na melhoria e na qualidade do sinal de seus clientes.

 

Dificuldades para pequenos provedores de internet

Os provedores de internet regionais possuem uma excelente estratégia para aumentar os seus negócios, mas é claro que não é tão simples oferecer este tipo de serviço. Criar uma malha de cabeamento, servidores, datacenters e qualquer outra estrutura do gênero pode ser muito difícil.

Além da complexidade estrutural destes projetos, é preciso um grande número de materiais e produtos para conseguir chegar onde os clientes precisam. Infelizmente não é tão fácil adquirir tais produtos, principalmente aqueles que optam por tentar importar tais materiais.

Além do alto preço de importação e o tempo de demora, ainda há o risco de que o produto fique parado na alfândega, podendo trazer transtorno para quem tanto precisa expandir o seu cabeamento.
Esta é uma barreira que realmente prejudica a expansão de uma pequena provedora de internet, afinal agilidade e produtos de qualidade são a artéria do serviço.

Uma solução que apresenta um resultado final mais rápido e muitas vezes mais barato é comprar dentro do próprio país de empresas especializadas no atendimento de quem oferece acesso à internet com provedor próprio.

Estas empresas especializadas são o intermediário entre o provedor e o produto que eles precisam, já oferecendo o produto com entrega rápida, o que é necessário, principalmente para uma provedora que está começando agora.

A Condufibra, com mais de uma década de mercado, traz esta solução para aqueles que buscam materiais de qualidade, por um preço competitivo e com a agilidade necessária.

Ao entender a importância de um provedor regional, a Condufibra sabe como atuar para ajudar na expansão deste crescente mercado.

 

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