Conheça as principais dicas de segurança para um CPD para garantir a segurança de dados e da estrutura do data center.
Os Centros de Processamento de Dados, também chamados de CPDs ou Data Centers, são responsáveis por guardar várias informações, manter servidores e garantir o funcionamento integral de muitas empresas e serviços. Confira algumas dicas de segurança para um CPD e previna possíveis problemas!
Os CPDs e servidores em geral estão em risco de diversas falhas de segurança. Uma estrutura como esta corre o risco de ataques por softwares e hackers que possam tentar roubar ou corromper dados armazenados.
Outro risco de segurança para data centers é o risco estrutural. Por falta de controle de temperatura, erros no projeto ou qualquer outro problema, é possível que o CPD sofra algum dano.
Confira as principais dicas de segurança para proteger o CPD de riscos aos dados e a estrutura.
Dicas para proteger os dados em um CPD
Existem algumas dicas gerais que são capazes de blindar e proteger um data center. Confira dicas de segurança essencial para proteger um CPD ou servidor.
Proteção física de dados em um CPD
A primeira e mais importante dica para proteger um CPD está na segurança física do local. É imprescindível que um data center possua entrada restrita de funcionários e pessoas. Em alguns casos, é necessária até mesmo a instalação de portas com identificação em dois níveis (sistemas de entrada com duas portas bloqueadas e liberadas por câmera).
Também é ideal que o CPD fique em um local dedicado apenas para ele, sem ter que dividir espaço com escritórios. Isso também evita a possibilidade um ataque físico aos dados guardados nas máquinas.
Como proteger um CPD de ataques de hackers
A proteção de ataques de hackers em um CPD é preciso ter controle de uma série de procedimentos e ações básicas.
– Verificação de aplicações e códigos – É necessário que todos os usuários e funcionários tenham acesso controlado a aplicações e outros softwares. Existem programas que escaneiam aplicações para verificar que não há vulnerabilidades ou malwares.
– Treinando de funcionários – Treinar os funcionários de um CPD nas melhores práticas de segurança (Não abrir e-mails suspeitos, não instalar programas não verificados, não entrar em sites não seguros e etc…).
– Tenha uma boa política de senha – Não importa o nível de acesso de um funcionário. É preciso que ele entenda os protocolos para a criação de uma senha segura e que não possa ser quebrada.
Dicas de segurança para a estrutura de um CPD
Muito além dos dados armazenados, um data center corre o risco de segurança estrutural por uma série de fatores.
As principais dicas para manter a estrutura de um CPD seguro são:
– Cuidados com a rede elétrica – Falhas na rede podem apresentar um risco para o bom funcionamento de muitos dispositivos usados dentro de um CPD. Sem contar que down times apresentam um grande prejuízo para empresas provedoras. Para evitar estes problemas é necessário o uso de nobreaks que podem segurar a energia por um tempo em caso de quedas.
– Danos estruturais nos componentes – Ao montar um data center, servidor ou estrutura um cabeamento, é necessário usar produtos de alta qualidade e que ofereçam segurança para o equipamento. O uso de equipamentos de baixa qualidade pode comprometer a segurança de um CPD.
– Controle de temperatura – A temperatura de um Data Center deve ser uma preocupação constante. A temperatura alta pode prejudicar equipamentos, diminuir a vida útil e até mesmo inutilizar algumas peças. Por isso é preciso manter uma temperatura ideal para um data center.