Conheça quais são as principais causas de downtime em data centers e saiba como resolver as mais críticas.
Os data centers são instalações importantíssimas para o bom funcionamento de muitas empresas, direta ou indiretamente. Portanto, ter um problema de desligamento inesperado é prejudicial e pode comprometer o dia a dia de muita a gente. O downtime em data centers representa um grave problema.
Períodos de downtime são uma forma de medir a qualidade de uma empresa provedora. Muitos clientes escolhem qual provedora escolher pela quantidade de downtime ela tem durante um certo período.
O mais interessante é que as principais causas de queda em data centers acontecem por falhas humanas. Ou seja, é possível controlar e evitar a maioria das quedas.
As principais causas de downtime em data centers, em ordem de incidência são:
– Erros humanos;
– Falha em baterias;
– Falhas no sistema de refrigeração;
– Problemas causados pelo clima e pela natureza;
– Falhas no gerador de energia;
– Equipamentos de TI com defeito;
– Outras causas.
Como resolver as principais causas do downtime em data centers
Saber quais são as principais causas de downtime é importante. Mas é muito mais importante saber como corrigir estes erros. O que está em jogo com estas quedas não é apenas gastos desnecessários, mas sim a reputação da empresa.
A primeira coisa que todas as provedoras devem tentar fazer é combater a principal causa de downtime em datacenters: O fator humano. A maneira mais efetiva de combater este problema é a documentação dos processos operacionais em toda a empresa.
Muitas vezes, o erro humano acontece por falta de conhecimento, ou então por costume e relaxo de algumas pessoas. A documentação traria uma proposta de manual de instruções e políticas de trabalho.
Esta documentação pode incluir as operações básicas, operações de manutenção e planos de contingência, assim como uma lista de métodos e instruções básicas para a administração do datacenter. Cada documento deve contar com instruções específicas de como cada membro da equipe deveria agir durante as atividades realizadas.
Ao neutralizar a falta de conhecimento sobre requisitos mínimos de operação, também é neutralizado muitos problemas com quedas de datacenters e também mitiga o risco de ataques por hackers (ataques que na maioria das vezes são causados por erros humanos).
Claro que apenas criar uma série de procedimentos não resolve se a equipe não tiver disciplina. Portanto, é importante que a provedora contrate funcionários que entendam a importância de um data center e que estejam dispostos a ajudar a empresa.
As outras causas de downtime em data centers podem ser resolvidas com a utilização de materiais de qualidade e manutenção adequada.
Para resolver problemas causados por defeitos em UPS, nobreaks e baterias, basta utilizar equipamentos de boa procedência, fornecidos por empresas comprometidas com seus clientes. A manutenção preventiva destes equipamentos também é fundamental para garantir que as quedas sejam ainda mais raras.
A redução destes problemas causa a redução proporcional dos tempos de downtime e consequentemente diminui gastos e prejuízos para a provedora, além de aumentar a confiança dos clientes na empresa.