Hoje o serviço de internet se tornou indispensável para nosso desenvolvimento e comunicação. A eclosão dos sérvios web trouxeram grandes facilidades para o homem e certamente os provedores de internet são os grandes protagonistas na expansão e acessibilidade de todos estes benefícios. Neste artigo iremos tratar de alguns desafios e das soluções voltadas para ISPs.
Breve histórico do mercado de internet no Brasil
Nos últimos três anos consecutivos o Brasil se apresenta como o país com maior crescimento na usabilidade de internet banda larga em toda América do Sul. Ainda vemos que a taxa de crescimento do brasil em 2018 foi de 2,49% superando países como México, Peru e Equador. Todavia ainda estamos na casa dos 46% das residências totais do país com acesso a internet banda larga.
A Agência Nacional de Telecomunicações realizou uma pesquisa em julho de 2018 onde aponta que os provedores regionais garantem a sobrevivência do mercado de banda larga em nosso país tendo sua participação em mais de 20% do número de contratos ativos. Por estado, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados com maior número de contratos ativos de internet banda larga.
Tendências tecnológicas para o mercado de provedores
Uma vez que identificamos um mercado crescente no serviço de internet banda larga é indispensável a busca por diferenciais uma vez que a concorrência só tende a aumentar. Para uma constante expansão, os provedores regionais devem buscar a integração de tendências para o mercado de telecomunicações, como:
- Experiência do cliente – vender apenas um serviço já não é mais suficiente. Hoje em dia, é necessário acompanhar toda a jornada do consumidor (pré-venda até pós-venda) e fornecer a melhor experiência ao usuário;
- Internet das coisas (IoT) e Inteligência artificial – é possível automatizar processos e reduzir custos operacionais além de apoiar iniciativas públicas como projeto de cidades inteligentes;
- Atendimento omnichannel – torna o atendimento mais rápido e a comunicação melhor com o cliente, por meio de canais de relacionamento online, redes sociais integradas, entre outros;
- Projeto As-Built – Num projeto As-Built, termo e prática emprestados das engenharias, são registradas as informações pertinentes do começo até o final do processo, estando em constante atualização. Sendo assim, pode ser iniciado por meio de uma planta da concessionária de energia e depois ser atualizado com as visitas in loco, alterações e manutenções realizadas ao longo do tempo. Com isso, há um controle muito grande por parte do provedor. Ele conseguirá identificar mais rapidamente, por exemplo, um problema numa fusão.
- Crescimento do mercado de jogos – Assim como a contratação de serviço de internet banda larga tem crescido, o mercado de jogos tem acompanhado tal comportamento. No Brasil, o número de gamers deve saltar de 66,3 milhões em 2017 para 79,8 milhões neste ano de 2019. A movimentação financeira que essa atividade envolve deve crescer de US$ 1,3 bilhão em 2017 para US$ 2,3 bilhão em 2019. Somos líderes na América Latina nesse quesito.
Rádios Outdoor: Solução Wireless para provedores
Muito se diz hoje sobre o fim do uso de rádios outdoor com a popularização da fibra óptica, apesar de ser uma realidade nos grandes centros urbanos não há aplicação desta afirmativa em todos os cenários na prestação de serviços de internet. Em ambientes rurais ou ambientes onde se torna inviável a implementação de uma infraestrutura de fibra os rádios ainda são a melhor solução. Separamos alguns modelos com suas devidas especificações para sua análise:
Ponto a ponto PTP 5-N MiMo Pro
O PTP 5-N MiMo Pro foi projetado para aplicações PTP de alto desempenho e processamento de pacotes. Possui 2 conectores para conexão com antena externa MiMo e fornece uma solução completa para estabelecer enlaces ponto a ponto de alta qualidade usando a frequência em 5 GHz. Conta com faixa de frequência de 5,15 – 5,85 GHz, potência de transmissão de até 29dBm, largura de banda 20/40 MHz, trabalha nas modulações OFDM (64-QAM-16-QAM-QPSK-BPSK), taxa de transmissão de 300Mbps sendo o Throughput efetivo de até 200Mpbs e 80.000 PPS, alimentação PoE 802.3af, 48 VDC. Possui também a ferramenta “Alinhamento de Antena” dentro da Interface Web. Você pode voltar esse equipamento para as configurações padrão de fábrica, pela Interface WEB ou ferramenta Reset tool. Dispõe de 3 anos de garantia.
PTP/PTMP APC 5A
O roteador APC 5A vem acompanhado de um par de pigtails N para SMA com cabo padrão LMR®-200, compatível com a maioria das antenas do mercado. Máxima qualidade que assegura uma baixa perda nas conexões e proporciona melhor performance no enlace. O chipset Qualcomm Atheros possui a tecnologia da líder mundial em wireless. É o processador mais atual do mercado com 600 MHz de processamento e memória RAM de 64 MB, que melhora a performance com múltiplos clientes, permitindo excelente desempenho em enlaces de longa distância e melhor sensibilidade de recepção de sinal. A nova interface web dos rádios APC foi desenvolvida em HTML5 e permite visualização em smartphones. As informações de status possuem estatísticas mais detalhadas, larguras de canal mais estreitas, de 5 e 10 MHz, novo analisador de espectro mais intuitivo, distância ACK automática, status de CCQ e nova ferramenta de site Survey. Além disso, suporta IPv6 em modo Bridge e Roteador. Os rádios APC têm maior capacidade de processamento em comparação aos concorrentes, sendo capazes de processar até 80.000 pacotes por segundo (PPS), o que permite um alto throughput efetivo de 180 Mbps agregado. O PPS determina a quantidade de pacotes que são efetivamente transferidos através da rede e são fundamentais para alcançar altas taxas de transmissão. Solução TDMA para eliminar a colisão de pacotes e melhorar a performance em ambientes com alta interferência em cenários ponto-multiponto (PTMP), desenvolvida para coordenar o momento exato de comunicação entre a BaseStation e as CPEs. O protocolo iPoll v3 garante baixíssima latência ao controlar a retransmissão de pacotes e, assim, estabiliza o jitter da rede, fornecendo desempenho uniforme para CPEs mesmo em ambientes congestionados.
BASESTATION APC 5A-90
Indicado para aplicações como BaseStation, o roteador APC 5A-90 é uma solução completa que fornece acesso a clientes de até 10 km de distância. Seu design se integra à solução, garantindo mais estabilidade e alto desempenho. O produto faz parte da linha APC da Intelbras, que apresenta alta performance de conexão e a confiança de uma empresa que está sempre próxima de você. O APC 5A-90 é o equipamento ideal para aplicações como BaseStation. Suas duas antenas MiMo de 18 dBi com 90° de abertura, combinadas com a potência máxima de até 29 dBm (800 mW), são capazes de transmitir sinal para assinantes localizados até 10 km de distância. O APC 5A-90 mantém o alto desempenho com até 50 clientes conectados simultaneamente com o protocolo iPoll habilitado nas CPEs Intelbras, e garante economia para o provedor por ser um equipamento integrado, sem necessidade de comprar separadamente rádio + pigtail + antena. A solução TDMA acaba com a colisão de pacotes e melhora a performance em ambientes com alta interferência em cenários ponto-multiponto (PTMP), coordenando o momento exato de comunicação entre a BaseStation e as CPEs.
O protocolo iPoll v3 garante baixíssima latência ao controlar a retransmissão de pacotes e, assim, estabiliza o jitter da rede, fornecendo desempenho uniforme para CPEs mesmo em ambientes congestionados. Os rádios da linha APC são capazes de trafegar o vídeo das câmeras IP instaladas em ambientes externos via transmissão sem fio, garantindo a qualidade perfeita da imagem. Uma solução prática para instalação em locais onde passar o cabeamento é difícil, demorado ou muito caro.
Fibra óptica: Solução cabeada para provedores
Hoje já vivemos a transformação digital dos provedores na utilização de fibras ópticas principalmente nos grandes centros urbanos e regiões metropolitanas. Conheça alguns modelos:
CABO ÓPTICO DROP FIG.8 FTTH SM 04F COG PR
Cabo Óptico Drop Figura 8 com Fibra Monomodo recomendado para utilização em redes FTTH para acesso final ao cliente em redes FTTH, para instalações aéreas auto-suportadas, interligando cabos ópticos externos da última caixa de emenda às instalações internas prediais. Sua construção tipo figura 8, confere ao produto grande facilidade de instalação e confiabilidade da rede somado ao baixo custo de instalação e manutenção.
Apresenta desempenho mecânico adequado para instalações em vão máximo de 80 metros com flecha de 1%, podendo ser instalado em linhas de dutos ou eletrocalhas.
- Modelo: Drop Fig. 8 FTTH (CFOAC-AS-UT)
- Certificado na ANATEL
- Norma aplicável: ABNT NBR 15596 – ‘Cabo óptico de acesso ao assinante’
- Cabo de fibras ópticas de terminação/acesso
- Ambiente de Instalação: Interno/Externo
- Proteção Anti-UV
- Vão de instalação: até 80 metros
- Tipo de Núcleo: Seco
- Tipo de fibra óptica: SM G.652 (monomodo)
- Construção: Tubo Loose Único
- Padrão de Cores dos Tubos: ABNT
- Classe de Flamabilidade: Cabo Óptico Geral – COG
- Metragem Padrão: 2000 metros
- Número de fibras: 4
CABO ÓPTICO CFOA-SM-AS80-S 24F NR CT (ABNT CL)
Cabo Óptico Dielétrico com Fibra Monomodo recomendado para instalações externas como cabo para rede de transporte em entroncamentos urbanos, sendo indicados para instalações aéreas externas, com lançamento direto entre postes para vãos máximos de até 80m, que não requerem o uso de cordoalhas.
Constituído por tubos encordoados (“tubo loose”) preenchidos com geleia, elemento central, elemento tração dielétrico, núcleo protegido contra penetração de umidade e revestimento externo de material termoplástico.
- Modelo: CFOA-AS CT
- Certificado na ANATEL
- Norma aplicável: ABNT NBR 14160- ‘Cabo óptico dielétrico aéreo auto-sustentado’
- Cabo de fibras ópticas de distribuição/backbone
- Construção compacta
- Ambiente de Instalação: Externo
- Proteção Anti-UV
- Vão de instalação: até 80 metros
- Tipo de Núcleo: Seco
- Tipo de fibra óptica: SM G.652 (monomodo)
- Construção: Tubo Loose
- Padrão de Cores dos Tubos: ABNT Colorido
- Classe de Flamabilidade: Normal – NR (Não Retardante)
- Metragem Padrão: 4000 metros
- Número de fibras: 24
CABO OPTICO CFOAC-BLI-A/B-CM-01-CO-LSZH PR – BOBINA 1000M (DROP FAST COMPACTO)
- O Cabo Óptico Drop Fast Compacto Figura 8 com Fibra Monomodo e Baixa Sensibilidade à Curvatura foi especialmente desenvolvido para instalações de acesso final ao assinante (tipo drop) em redes FTTH e FTTA que não requerem características de baixo atrito. Os elementos de tração em fios de aço possibilitam que o cabo seja puxado ou empurrado pelo duto, dispensando a utilização de um guia na instalação.
- Características Técnicas
- Modelo: Cabo Drop Fig.8 Fast Compacto Metálico (CFOAC-BLI-A/B-CM-01-CO-LSZH)
- Certificado na ANATEL
- Norma aplicável: ANATEL – Lista de Requisitos Técnicos para Produtos de Telecomunicações Categoria I (Cabo Auto-Sustentado de Fibras Ópticas – Drop Óptico Compacto para vãos de 80 m)
- Cabo de fibras ópticas de acesso/FTTx (FTTH e FTTA)
- Possui construção compacta em perfil figura 8
- Unidade óptica com 2 elementos de tração metálicos em posições diametralmente opostas
- Possibilita conectorização em campo
- Cor: Preta
- Ambiente de Instalação: Interno/Externo
- Proteção Anti-UV
- Vão de instalação: até 80 metros
- Tipo de Núcleo: Seco
- Tipo de fibra óptica: G-657A1
- Classe de Flamabilidade: Baixa Emissão de Fumaça e Zero Halógeno – LSZH (Low Smoke Zero Halogen)
- Metragem Padrão: 1000 metros
- Número de fibras: 1
Criar e gerenciar um provedor é uma tarefa que exige um planejamento de diferentes áreas.
E você já passou ou está passando por essa experiência?
Curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e continue acompanhando nosso BLOG!