FTTX: Como funciona e quais são seus principais benefícios?
Hoje em dia, as redes estão perigosamente próximas de estourar o seu limite de transmissão, ao mesmo tempo em que o avanço do ramo de telecomunicações indica a clara exigência de aumento de banda para seguir em franca expansão.
Uma das restrições é a extensão de cobertura que, em altíssimos índices, reduz o seu alcance máximo e precisa de maquinário ativo na rede. Isso acaba por gerar mais despesas para os processos operacionais, bem como para a manutenção periódica.
A cada dia, a população está abraçando com mais intensidade a rede mundial para ter acesso a facilidades virtuais variadas (estudo, lazer, trabalho, contato social, etc). Por causa disto, existe a necessidade de continuam aprimorando a prestação de serviço a fim de atender a demanda com segurança e eficiência.
FTTX: entenda o seu funcionamento!
Sendo assim, a FTTX, conhecida oficialmente como Fiber to the X, se trata de uma nomenclatura a respeito da arquitetura de banda larga por meio da fibra para trocar total ou parcialmente o modelo de estrutura metálica ou coaxial, normalmente, adotado para a realização das telecomunicações.
Vale salientar ainda que a rede óptica passiva (PON) se refere a uma estrutura ponto e/ou multiponto, na qual a fibra se perpetua até o endereço do consumidor final.
Esse sistema é formado por mecanismos ópticos que são inseridos para oportunizar que apenas uma fibra tenha a capacidade de suportar inúmeros clientes finais, alternando entre uma capacidade de 32 até 128.
Um sistema PON, por sua vez, restringe a quantia de elementos na área central em comparação com a arquitetura no ponto a ponto. Portanto, todos os recursos que dividem uma fibra tem acesso aos sinais repassados por essa central.
Já aos sinais que voltam dos locais de acessos, estes últimos são mesclados utilizando um sistema de acesso múltiplo.
Conheça os principais benefícios da aplicação de FTTx
É importante salientar que essas redes de acesso já estão aparecendo em diversas partes do Brasil e do mundo. Se referem à iniciativas com a capacidade de agregar valor e que exigem elementos e profissionais qualificados em larga escala.
Ao passo em que as empresas, estabelecimentos e entidades compreendem e investem significativamente na qualidade de vida, além da otimização de recursos e do tempo, através do home office e da prestação de serviços variados pela internet, tendem a acelerar o processo de implementação da estrutura FTTx n o território nacional.
Entre as principais vantagens da FTTx se encontram a transmissão de dados muito mais rápida, constante e confiável. Ou seja, o serviço é entregue em um espaço de tempo cada vez menor e sem a perda de qualidade na transmissão.
O gasto de energia também é reduzido, bem como a obrigação de utilizar de matérias-primas como o PVC e o cobre. Além disso, a estrutura acaba por não sofrer e tampouco gerar interferência eletromagnética (EMI). E, por fim, a conexão tende a ter uma estabilidade impecável, pois a estrutura conduz o repasse de dados com exatidão.