O Wi-Fi está presente na maioria das residências e comércios. Mas você sabe como funciona a internet sem fio?
A internet sem fio, ou Wi-Fi, é uma tecnologia muito conhecida e que está presente na maioria das residências. Porém, a grande maioria das pessoas não tem ideia de como esta tecnologia funciona.
Wi-Fi é a abreviação de Wireless Fidelity, uma brincadeira com a palavra High Fidelitly, usada por fonógrafos durante a década de 50. O termo representa qualquer tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network) usada atualmente.
O Wi-Fi funciona com o mesmo princípio de qualquer outro aparelho sem fio: Ele usa frequências de rádio para enviar sinais entre os aparelhos. A grande diferença entre o Wi-Fi e o sinal de rádio está na frequência de transmissão. Enquanto o rádio normal usa frequências em Kilohertz e Megahertz, uma rede Wi-Fi trabalha com ondas em Gigahertz.
É através destas ondas que o sinal Wi-Fi funciona. Ele é mandado através de cabos telefônicos ou de fibra ótica (na maioria dos casos) para cada roteador. O aparelho interpreta este sinal, o codifica e transforma em ondas de rádio para realizar a comunicação com o dispositivo.
O mesmo acontece no caminho oposto. Os dispositivos podem enviar informações para o roteador em forma de ondas de rádio, estas informações são codificadas e mandadas para um endereço específico.
Para poder usar a internet sem fio é necessário estar dentro de um limite de alcance do roteador. Esta área, chamada de Hotspot, é toda a região onde as ondas de rádio do roteador podem alcançar.
Também é necessário ter um adaptador wireless para conectar à rede sem fio. A grande maioria dos dispositivos atuais já conta com este tipo de adaptador.
Ou seja, o roteador é o pivô da conexão Wi-Fi. Ele é responsável por receber o sinal de internet, transformar o sinal em ondas de rádio com frequência GHz e enviá-las para o dispositivo conectado.
O dispositivo é responsável por codificar as ondas e completar o processo de comunicação com o roteador.
Quais as frequências do Wi-Fi?
As redes wireless transmitem ondas de rádio a uma frequência de 2.4 GHz ou 5GHz, adaptando-se de acordo com a necessidade de transmissão de dados do usuário. O protocolo padrão do Wi-Fi é o 802.11. Porém, existem algumas alterações de protocolo para garantir mais banda.
– 11a – O padrão A transmite informações em uma frequência de 5GHz e uma velocidade de até 54mbps (megabits por segundo) em sua velocidade máxima.
– 11b – Este padrão permite uma conexão mais barata e com menos custos a 2.4GHz, porém a sua velocidade máxima é de 11mbps, considerada relativamente baixa em algumas ocasiões.
– 802.11g – O protocolo padrão G funciona em uma taxa de 2.5GHz com velocidade máxima de até 54 megabits por segundo.
– 802.11n – Esta é a mais rápida entre todas as conexões, e consequentemente a mais cara. Ela opera em uma frequência de 5GHz e pode transmitir informações a até 140mbps.
As principais vantagens do uso da internet sem fio são a mobilidade e a facilidade de organização, já que não há cabos ligando o computador ao roteador.
A internet sem fio, assim como os cabos, também pode ser usada para criar uma rede entre dispositivos para transferência de arquivos, sem necessariamente conectar com a internet.
Entre em contato conosco e conheça nossa linha de Roteadores.